sexta-feira, 1 de maio de 2009

Repórter Marcos Zibordi dá palestra sobre rotina jornalística

"Revolucionário no jornalismo é fazer boa matéria"

O jornalista e professor universitário Marcos Zibordi esteve no dia (28) no Centro Universitário Sant´Anna, onde proferiu uma palestra com tema sério mas em clima despojado. Marcos é repórter da revista Caros Amigos e é professor do curso de jornalismo da Universidade Bandeirantes (Uniban). A palestra se baseou na história do jornalista e nos fatos que ocorrem em seu dia a dia.
O repórter iniciou a palestra discorrendo sobre nomenclaturas que, por sua vez são postas como sinônimos para tipos de reportagem.
Criticou em um dos seus comentários o Jornalismo Literário. “Quero mostrar que existe texto autoral e que jornalismo literário é uma grande besteira”, afirma Zibordi. Uma das explicações dadas por Zibordi põe em xeque a suposta equivalência e se dá da seguinte forma, se atribuirmos á literatura a tudo aquilo que for impresso e um pouquinho do campo oral, o que seria jornalismo literário em televisão?
Outra coisa que o jornalista questiona é o que é verdade no campo jornalístico? “Não existe verdade, mas sim ponto de vista”. Em seguida, citou o lead escrita jornalistica que tem com objetivo organizar textual, porém os jornalista da revista Caros Amigos não adota esta forma para escrever suas matérias.
Outro acontecimento levantado por Marcos foi sobre um movimento estudantil, onde um estudante ao ler uma de suas matérias entendeu quando ao invés de quanto e mudou totalmente o sentido da frase. E o deixou irritadíssimo a ponto de responder por e-mail ao estudante.
Questionado, primeiro pela estudante Aline da Silva sobre o posicionamento do jovem revolucionário, Marcos afirma que “Revolucionário no jornalismo é fazer boa matéria”, afirma. E ainda ressalta. “O jornalismo é uma atividade banal”.
“Esta palestro fez com que tirasse algumas dúvidas sobre o curso de jornalismo e as reais dificuldades da profissão”, comentou Talita Ribeiro.
Outra aluna comenta a respeito da perda de leitores do jornal impresso por conta da internet. Zibordi em resposta diz: “A internet é somente um complemento do jornal impresso, pode até diminuir, mas, acabar nunca” diz.
“A entrevista foi esclarecedora e veio em uma hora ótima hora, pois estava com muitas dúvidas se era realmente o curso certo” comentou Sabrina Bolfarine.
Marcos terminou a palestra cantando rap e desejando boa sorte a todos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário