sexta-feira, 10 de abril de 2009

A influência de Marcel Duchamp na Arte

As obras de Duchamp influenciou as gerações que o seguiram e foram fundamentais para a tragetória que a arte segui, tornando-se propositiva e questionadora.

O museu de arte Moderna de São Paulo(MAM), abre no próximo dia 28 de março, com 120 peças do artista Francês Marcel Duchamp(1887-1968).Trata-se de sua maior e individual já apresentada na América Latina. Com obras primas como porta-garrafas, Roda de Bicicleta e o Grande Vidro. A exposição traz ítens nunca exibidos no país.
Por muito tempo, grandes artistas alternavam entre obedecer aos parâmetros do mestre italiano Giotto di Bondone(1267-1337) e desafiá-los. Até que surgiu Marcel Duchamp. O conceito que orientou seu trabalho, no entanto é bastante claro. É possível ver como a arte de Duchamp é desprovida de qualquer sentido heróico. Ele não desejava levar arte ás massas nem beleza aoa cotidiano. Estava interessado em pensar com companhia. Ao tirar um objeto comum de seu contexto usual e levá-lo á categoria de arte, ele anunciava ao mundo a habilidade manual do artista já não para definir uma obra. Instalar, portanto, uma roda de bicicleta e passasse a admira-la por seus contornos.
A exposição reproduz a atmosfera do primeiro estúdio de Duchamp. A reconstituição só foi possível por meio de umas poucas fotos tiradas entre 1916 e 1918 por seu amigo. E através da seu trabalha ele questionava o que era obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário